quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Varejo em pé de guerra – As liquidações de janeiro.


Nos últimos anos os brasileiros vem se acostumando com um conceito antes apenas existente em países de economias estáveis, com moeda forte e sem inflação, as liquidações depois do Natal. Considerado pelos varejistas com um segundo Natal, as primeiras semanas de janeiro já estão caracterizadas pelo intenso movimento nas lojas, destacando-se as de eletro-eletrônicos, vestuário e calçados. 
O consumidor que conseguiu vencer a ânsia de comprar antes do Natal se depara com produtos com descontos que chegam a 70% do valor praticado há alguns dias antes. Mas por que as lojas fazem essas promoções? Para limpar o estoque e mostruário para novos modelos que vão chegar ao mercado no início do novo ano e prepararem-se para um período de baixas vendas que se segue. Nem todos pensam assim, eu já encontrei em muitas lojas, produtos com até três anos que foram lançados ainda pelos preços praticados  naquela época (somente um consumidor muito desavisado pra entrar num “bomba” dessas, pagar caríssimo por algo obsoleto).

Em Parnaíba já é tradição uma grande loja de departamentos realizar seus queimões  na primeira semana de janeiro, eu mesmo já fui e sou cliente deste tipo de iniciativa. Se você foi um que conseguiu se segurar e guardou dinheiro pra depois do Natal, corra amigo, e prepara-se pra disputar produtos e enfrentar filas, querer reclamar do atendimento numa situação dessas e falta de bom senso, mas no fundo, consumidor e marketeiro gostam é disso, lojas cheias de gente.
Black Friday, acontece sempre na 1ª Sexta-feira depois do ferido de Ação de Graças lá nos EUA.

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