terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O aniversário do maior Marketeiro de todos os tempos.

Dia 25 de dezembro comemoramos o aniversário de Jesus Cristo, na minha opinião, o maior marketeiro de todos os tempos (um cara que com a força da palavra e exemplos conseguiu ser o homem mais conhecido da história e passar suas idéia que até hoje são uns dos pilares da sociedade ocidental, se ele não for um marketeiro de primeira, no bom sentido da palavra, eu não sei o que é).  Então pensem comigo, não é coincidência que no seu aniversário registramos as maiores vendas, campanhas publicitárias e produção de bens de todo o ano.
O Natal na sua essência é uma data para entendermos que, como humanos, temos que ser mais tolerantes e sociais com os outros humanos, para crescermos como pessoas. A tradição de presentear quem gostamos, tradição essa que vem do os presentes que o menino Jesus recebeu dos Três Reis Magos, é que gerou a oportunidade de lucrar (sobretudo depois da revolução industrial no século XVIII).  
Com o intuito de gerar mais lucro, ao longo dos anos a idéia de dar presentes foi ficando mais forte até chegarmos ao século XX e as empresas com seus marketeiros, massificando na cabeça das pessoas que dar e receber presentes é o significado do Natal. Sabemos que isso não é verdade. O Natal é muito importante para nossa economia capitalista, mas hoje temos que ter consciência de que esta data não deve ser apenas lembrada como consumo desenfreado, mas também com uma época de união das pessoas, esse é o grande desafio do Marketing deste novo século, um Natal não apenas de comprar por comprar. Vender sempre será bom, mas vender apenas por vender não é Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário