quarta-feira, 9 de março de 2011

Mercados Públicos de Parnaíba

Mercados públicos são uns dos locais mais antigos que se tem notícia da realização de comércio, desde os tempos do escambo ao advento das moedas. Cidades nasceram e prosperaram ao redor de mercados e feiras. Em Parnaíba o primeiro mercado de que se tem notícia ainda hoje existe, fica no centro, na rua Álvaro Mendes, um velho galpão e um centro comercial que termina na praça Cel. Jonas. Hoje esse mercado serve pra pequenos lojistas que trabalham com confecções, utilidades pra o lar e calçados, ambos o galpão e o centro comercial necessitam de uma revitalização para oferecerem melhores condições de trabalho aos seus proprietários e para se tornar mais atrativo aos olhos dos consumidores.
Atualmente em Parnaíba podemos destacar 03 grandes mercados que hoje funcionam com a comercialização de gêneros alimentícios de primeira necessidade. Pra ficar mais fácil a leitura, dividi os mercado em categorias, de acordo com suas características.


O esquecido: O Mercado de Fátima, como é conhecido, de longe hoje é o menos frequentado e o mais esquecido. Há alguns anos quando supermercados ainda eram algo pouco desenvolvido na cidade, esse mercado tinha uma grande circulação de pessoas, principalmente dos fins de semana. Quando eu era criança, seu inteso movimento e tamanho (realmente a estrutura ainda hoje é grande) me impressionavam, era uma diversão passear entre os corredores por um domingo de manhã. Infelizmente a mudança na vida é algo constante. A cidade mudou, os consumidores mudaram seus hábitos, novos estabelecimentos surgiram mas o mercado de Fátima não mudou, ou melhor, mudou para pior. Sem reformas e sem visão por parte dos comerciantes, aquele centro de compras definhou, sendo apenas uma sombra do que era há 20 anos atrás.


O Rensacido: A mesma situação estava fadada a acontecer com outro mercado, o Mendonça Clark, popularmente conhecido como Mercado da Quarenta. Feliz de quem não conheceu essa feira há alguns anos. Desorganização, aperto e sujeira era o que se via, coragem e necessidade deviam ser os sentimentos dos consumidores que ali frequentavam. A estrutura era tão precária que um novo mercado foi construido no lugar. Estrutura moderna, com amplos espaços para circulação de pessoas e estacionamento para vários veícuos são fatores que o diferenciam de outros mercados da cidade. O fato de manter-se relativamente limpo e de seus arredores não serem dominados por banquinhas irregulares e camêlos é outro fator que o tornam o melhor mercado público da cidade.


O Sujo: O mercado da Caramuru foi contruído para resolver o problema da feira que dominava metade da rua Caramuru, nas proximidades da avenida Pinheiro Machado. Não como algumas feiras livres encontradas em cidades maiores no sudeste e sul do pais, a Feira da Caramuru era quase tão desorganizada e suja como era o Mercado da 40. Para resolver esse problema, um mercado foi contruído, ou melhor, um galpão que aparenta ter sido feito pela metade (na verdade foi mal planejado e mal executado), tornando-se a área de comércio mais bagunçada da cidade. A desornização do local gera diversos problemas como sujeira, falta de devidos fins para os dejetos, trânsito tumultuado e principalmente uma mancha podre na imagem de Parnaíba para quem chega à nossa cidade para visitá-la. Eu sinto vergonha ao transitar naquela região. Onde era pra existir o estacionamento foi dominado por barracas improvisadas (será que o dono se acha mesmo proprietário deste lugar?). Esgoto correndo a céu aberto por entre bancas de frutas, verduras, carnes e peixes. Uma comissão de casacas pretas (leia-se urubus) aguardam seu dizimo diariamente sobre os prédios da vizinhança. Me pergunto, como os comerciantes trabalham num ambiente desses? A organização também tem que partir do lado deles. Com já falamos em outros texto, vender mais não se trata apenas de ter o melhor preço ou produto, nós somos movidos pelo o que vêmos e sinceramente, quem tem um poder aquisitivo melhor não vai fazer sua feira nesse mercado podendo optar por um Hiper-mercado moderno, limpo e organizado.
As críticas que comentei aqui são com a esperança de que providências sejam tomadas, estruturais e treinamento dos comerciantes, para que nossos mercados públicos sejam centros de comércios atrativos para todos, o pobre, o rico, o parnaibano e o visitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário